terça-feira, 24 de maio de 2011

o desafio do dia-a-dia

Tem coisa mais difícil do que o dia a dia? Acho que não, porque a gente faz discursos enormes de como se deve ser, de como se deve comportar, do caráter que se deve ter e no dia a dia a coisa pega... 

Porque discursos esporádicos ou não, receitas prontas ou a serem testadas é tão fácil de falar, mas o dia a dia é bem mais complicado, colocar em prática o discurso que fazemos, é muito complicado. Talvez seja por isso que o Senhor Jesus nos incentivou a sermos simples... por que quando complicamos muito, nem nós mesmos conseguimos nos desembaraçar... e Ele nos manda "desembaraçarmos dos cuidados deste mundo."

No dia a dia que a gente descobre o que funciona ou não, se o discurso tem fundamento ou não, se aquela pessoa pratica ou não o que fala. 

A gente faz discursos intermináveis de amar os irmãos  sob qualquer aspecto, de perdoar sob qualquer aspecto,  faz discursos que causariam inveja a Martin Luter king, mas no dia a dia o "caldo entorna", as palavras de sabedoria são trocados por fúrias incontidas, pelo desprezo através de um olhar ou  abertamente revelado, somos tão bons nos discursos... que Deus tenha misericórdia de nós. 

Isso mesmo! Sempre peço a Deus misericórdia, principalmente quando pratico aquilo que não prego ou vejo outras pessoas fazendo isso.  

O nosso dia a dia precisa mudar, principalmente para nós que nos dizemos cristãos, seguidores de Cristo ou "pequenos Cristos", isso pode até soar meio herege, mas se somos seguidores de Cristo, onde estão nossas marcas dos cravos? a biblia diz que "fomos crucificados com Ele", fico aqui pensando há tantas coisas na minha vida a serem corrigidas...

Que "venha o teu reino" que venha o Reino de Cristo e que nós possamos ao menos nos preparar um pouco mais, por que será rápido demais, e o nosso dia a dia revelando o nosso caráter verdadeiro e imperfeito nos remete a uma dúvida cruel, será que estariamos prontos a encontrar-nos com Cristo hoje se Ele nos chamasse? 

O dia a dia é revelador, nos diz na verdade quem nós somos. Muitos dizem que o tempo é um presente oferecido por Deus ao homem, eu penso comigo, o dia a dia é um termómetro que nos  diz o tanto que ainda precisamos nos consertar para encontramos com nosso Deus. 

Que o senhor nos livre de discursos vazios e repetidos, que o Senhor nos livre de levantar as mãos como os os fariseus e bater no peito e brandar em alta voz orações vazias, que o Senhor nos livre de palavras pontiaguadas que machucam os irmãos, que o Senhor nos livre de pregar sem praticar!

Que Deus nos ajude !

4 comentários:

  1. Olá Selma
    O teoria é uma, mas a prática e outra. Sabemos perfeitamente como temos que nos comportarmos, mas no dia a dia , muitas vezes agimos contrário ao que pensamos.
    Bjux

    ResponderExcluir
  2. amiga, durante muito tempo essa pergunta me pirava:


    "será que estariamos prontos a encontrar-nos com Cristo hoje se Ele nos chamasse? "

    vivi muitos anos com medo de jesus "voltar" e eu ser deixado prá trás. não tenho mais esse medo...

    existe uma grande distância de "como deveríamos ser" (ideal) e como de fato nós somos(real). ninguém jamais será perfeito. nem jesus foi...duvida?

    ora, ele se irritou com farizeus e com os vendilhões do templo; sofreu uma angústia profunda e medo ao chegar perto da morte que até suou sangue; perdeu a paciência várias vezes com a obtusidade dos próprios discípulos; deve ter sofrido para reprimir seus impulsos sexuais e seus sentimentos de amor por uma mulher em nome da sua missão onde família seria um obstáculo("quem não deixar pai e mãe"...)...

    a irritação, a impaciência, a repressão dos instintos sexuais com uma possível esposa, o medo e a depressão, geralmente são vistas como coisas negativas, porém, jesus experimentou todos esses sentimentos.

    então, sigo meu caminho procurando a cada dia ser o mais humano possível(coisa que jesus foi); sem muitas máscaras(jesus não as teve, era autêntico); e estendendo a mão ao meu próximo sempre que possível(jesus jamais deixou de ajudar alguém que o procurou).

    não, não tenho medo algum de me encontrar com ele.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. oi Wan, meu lindo, pois é né... rss... a teoria é uma beleza... bjkssss

    ResponderExcluir
  4. Edu, Jesus foi "o Cara" imcomparavel, mesmo sofrendo tudo que ele sofreu seja qual tenha sido a situação que ele enfrentou, com certeza sempre serviu e servirá de exemplo para nós.
    Sabe, tbm não costumo me torturar pensando se estou ou não pronta para vinda de Cristo, mas as vezes cabe sim uma reflexão sobre a nossa vida. Por que discruros são sempre fáceis de serm ditos, o dificl e seguir as receitas que sempre estamos dispostos a ensinar.
    Saudades amigo,
    bjks

    ResponderExcluir

No que vc está pensando? diz ai...