domingo, 15 de agosto de 2010

"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." Tiago 1:19

Que palavra dificil de cumprir, me desculpe se você é um super crente e acha tudo fácil de fazer, eu não! eu sou uma pessoa bem normal, acho dificil ficar sempre pronta para ouvir. Poxa, nessa sociedade onde todo mundo precisa de falar e falar e re-falar, onde todo mundo quer ser ouvido, onde todo mundo precisa expressar sua opinião, e seus dilemas e seus palpites e seus estudos e blá blá, blá.... ser pronto para ouvir é complicado, dizem que eu sou uma boa ouvinte, que ilusão, minha sede de falar me consome, ás vezes a vontade é de gritar!!!! mas diz a Biblia, seja tardio para falar, ou seja, só fale depois de ouvir, poxa se a gente cumprisse esta palavra se evitaria, morte no trânsito, brigas, separações no litigioso, ameaças verbais, cumpridas ou não... e o que dizer de tardio em se irar, essa então, qualquer coisinha a gente sempre está com a razão, a gente sempre tem razão, oras bolas! Cada um tem sua dose de razão e abrir mão disto??? nem pensar!!!


Acho que tudo isso podia ser resumido no segundo mandamento "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo", como é fácil amar, a mãe, o pai, os filhos, os amigos, os amores, agora "amar ao próximo como a ti mesmo", que complicado! Isto pode significar que eu tenho que amar o chato do trânsito, o chato do chefe, a professora que não explica direito e cobra demais, o mendigo do sinal, o travesti que faz ponto na rua escura, a prostituta que anda maliciosa pela rua, amar alguém que acredita em Deus de maneira diferente de mim... ahhh nemmmm... a gente quer amar quem é mais confortável, crente gosta de amar crente, pensa igual, fala igual, "declara e profetiza" igual, mas assim fica tudo errado, conheci um cara totalmente louco, diferente do que a gente costuma ver por ai, Ele amava todo mundo, conversava com todo mundo, durmia na casa de qualquer um, os amigos Dele nem lavavam a mão para comer! olha só, Ele dizia que o que corrompe o homem é o que sai de dentro de si mesmo, a corrupção vem de dentro para fora!!! Apesar de meu amigo já ter morrido continua mais vivo do que eu e você, assim literalmente vivo!!


Pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar!!! Vou tentando, não garanto ser assim o tempo todo, mas vou tentar, tentar amar mais meu próximo como a mim mesma, deixar ele falar mais, ouvir mais e falar menos, demorar mais para ficar com raiva. Ficar com raiva mas não pecar como diz a biblia, ficar com raiva mas não estrapolar o bom e velho amigo, o bom senso!!


Olho para o espelho e vejo eu mesma e minhas debilidades, estou aprendendo a me amar melhor, para assim amar melhor as pessoas e você, que está lendo isto, ainda que pensemos diferente, que tenhamos opção sexual diferente, sejamos de raça e cor diferente, creiamos em Deus de forma diferente, encaremos a vida de forma diferente, ainda assim, querendo ou não, estamos fazendo parte da mesma história, não tem como negar você e eu em algum momento tivemos uma intercessão. E eu sinceramente, gosto disto. Que Deus nos ajude a sermos melhores seres humanos!!! 

11 comentários:

  1. Me considero um bom ouvinte. Tardio em irar? hummm..mais ou menos. Mas sei que a ira é um sentimento que corrói o coração e a alma, por isso, evito ao máximo produzí-la. Amar aos "inimigos", ou seja, aos que não lhe são parentes ou iguais? Nesse quesito tenho muito ainda a desenvolver.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Selma minha amiga não pense que os meus elogios ao seu blog é apenas para te agradar não, mas não posso mentir quando falo que suas postagens nos edificam... Sim, é verdade! Essa de hoje nem se fala e eu quero apenas acresentar algo mais as suas sábias palavras..."Nós nos limitamos a amar os nossos amigos, alguns dos nossos familiares e alguns dos nossos irmãos dá fé... Mas cumprir um grande ensinamento de Cristo, este sim é o mais difícil quando ele nos diz que devemos amar os nossos inimigos... Porque amar os nossos amigos não é fácil?"... Devemos aprender a amar, amar, amar sem distinção e sem medidas porque a medida que o Senhor usou para demonstrar seu grande amor foi imensurável, indefinível...! Abração minha amiga e fica na doce paz do Senhor e se possível ore por mim também para juntos possamos fazer a diferença!
    Visite minha comunidade Meus Poemas e divulgue seu blog também!

    http://joselitootilio.blogspot.com/
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105116202

    ResponderExcluir
  3. Recomendo uma leitura no blog da minha amiga Rô, www.mulheresabias.blogspot.com ela no texto SERENIDADE, consegue ser bem serena e o seu texto é parecido com meu , só que bem mais tranquilo. rss

    ResponderExcluir
  4. Edu, meu amigo, que bom que vc é bom ouvinte, hj em dia isto é coisa rara, concordo com vc a ira corrói nossa vida e nosso animo, mas amar os seus contrários? poxa, temos nos dado super bem e nem concordamos em tudo, rssss. bjks

    ResponderExcluir
  5. Joselito, meu querido, agradeço a Deus pela sua vida, seu incentivo desde o comecinho, obrigada de coração amigo. bjks

    ResponderExcluir
  6. Aí não tem graça, Selminha, amar você é muito fácil: você é divertida, inteligente, poetisa, tem esse sorrizão lindo na cara...o único problema realmente é ser crente fundamentalista...rssssssss mas isso para mim não é problema nenhum, já que eu sou universalista, e no final das contas, todos, todos, estaremos unidos no Todo, ou seja, em Deus.

    ResponderExcluir
  7. Amar Selminha e Dudu é fácil demais, srsrr
    amo vcs. Pois é amiga seu texto parece sim com o meu rssr. Parabéns ele é ótimo. bjs na testa!!

    ResponderExcluir
  8. Edu e Rô, nossa hj vou durmir levinha, levinha, rsrs. que bom ouvir coisas boas assim!!! rsrs. obrigada de coração é totalmente reciproco!!! bjkssss.

    ResponderExcluir
  9. Oi Selma, a conheço faz pouco tempo e tenho me deliciado com suas sábias palavras. Tenho provado um pouco do que é amar as pessoas sem ao menos conhece-las e é algo muitas vezes doloroso porque elas mesmas não se amam. Mas, amemos uns aos outros, pois o amor é de Deus. Quem ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. (1jo 4;7.8)

    Que a Graça e Misericórdia de Deus esteja sempre em tua vida..bjsss

    ResponderExcluir
  10. Oi Giba, prazer em recebê-lo, seja bem vindo... É isso mesmo, quem ama conhece a Deus!! bjks

    ResponderExcluir
  11. Otimoo texto!!!

    Parabéns !


    Ameii estou em um momento que realmente precisava lê essas palavras simples mais edificantes.

    ResponderExcluir

No que vc está pensando? diz ai...